domingo, 13 de outubro de 2013

HOMENAGEM A TODOS OS PROFESSORES






Mesmo  que  eu  fale  todas  as  línguas  dos  homens  e  dos  anjos, se me faltar  o  amor, sou como o sino que tange.Mesmo  que  eu deslumbre  todos  os  alunos  e  lhes  fale  maravilhas  sobre  todos  os  temas,  cse  me  faltar  amor  para  chegar  ao  coração  deles, com mensagem de verdade e vida, sou como um disco a repetir palavras alheias, sem compromisso pessoal.Mesmo que eu consuma a saúde em anos de trabalho  no  magistério, se não tiver amor, isso de nada me adianta, pois estou longe de meus alunos e dou a eles tudo o que tenho, exceto eu mesmo.
O  amor  é  paciente  e respeita o ritmo de crescimento de  cada  aluno.O amor é serviçal  e  se  entrega  sem  reservas.O amor  não  é  invejoso  e  reconhece, com alegria, todo bem que existe no outro.O amor não se envaidece, porque se dá com a simplicidade do irmão e com a simplicidade do povo. O amor não busca os próprios interesses, pois quer o bem  e  o  crescimento do outro, a ponto de se esquecer de si mesmo.O amor não se irrita nem perde o controle e a paz diante dos defeitos dos alunos; corrige-os para o bem deles, e não para desafogar a própria impaciência. O amor a tudo desculpa, porque conhece e compreende o coração do ser humano. O amor jamais cessará.
A docência é apenas uma tarefa no caminho.Quando chegamos à meta, não haverá sábios nem ignorantes, pois seremos todos irmãos. e, de tudo que houvermos semeado, só permanecerá o amor!
                                             
                       (Alberto, José.Mensangens inesquecíveis.20ª ed.Petrópolis:Vozes,2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário